Grama Esmeralda. Entregamos em Todo o Sul de Minas.

Envie um E-mail

contato@minasgramas.com.br

Telefone

(35) 3223-7888

WHATS APP

(35) 99989-9070

Dicas de Plantio

COMO PREPARAR O SOLO.

O primeiro passo para plantar grama é adequar o solo que irá recebê-la. Remova todo resíduo (torrões, raízes, pedras, entulho) e comece nivelando o terreno adicionando terra às depressões, corrigindo a área até que ela fique uniforme.
Para se obter um diagnóstico preciso quanto às carências do local é recomendável solicitar análise de solo para identificar se há necessidade de nutri-lo antes de iniciar o plantio.

DICAS DE PLANTIO.

Coloque as placas de grama alinhadas. Caso necessite, utilize uma linha de pedreiro. Em terrenos planos, as placas devem ser colocadas lado a lado, já em terrenos inclinados, o ideal é coloca-las na diagonal, para evitar a erosão. Coloque cada placa lado a lado procurando não deixar espaço entre elas. Use os “retalhos” para plantar os espaços vazios que por ventura ficar entre as placas. Recomendamos, após o plantio, cobrir a grama com um pouco de terra, lembrando que a terra deverá ser de boa qualidade, com adubo e sem matos, ervas daninhas, etc. Essa cobertura irá ajudar na retenção de umidade, proporcionando um desenvolvimento e enraização mais rápido e eficiente.

IRRIGANDO AS GRAMAS.

Logo após o plantio e, todos os dias, durante os quinze primeiros dias, deve-se regar o gramado, sem encharcar o solo (uma boa indicação é tocar a terra/gramado para sentir se a grama está úmida), ajudando assim na formação do sistema radicular das gramas. No verão, o recomendado é irrigar duas vezes ao dia (de manhã e ao final da tarde), no inverno a irrigação pode ser feita uma vez ao dia (ao amanhecer). Após o período de enraizamento, a irrigação poderá ser feita mais esporadicamente, mas recomendamos uma irrigação com uma certa frequência para sempre manter a grama bonita e vívida.

REALIZANDO A PODA.

A poda é muito importante, pois fortalece o gramado. Antes de podar temos que preparar o gramado retirando todas as ervas daninhas existentes. A grama esmeralda deverá ser podada sempre que superar 5 cm de altura. Entre os meses de maio a outubro as podas serão em números reduzidos, podendo até cessar em alguns meses. De novembro a abril serão constantes, podendo até chegar de 3 a 4 podas mensais. Após podar a grama, retire a grama podada pois se as aparas permanecerem, acabarão por formar uma camada de palha seca, prejudicando o arejamento do solo e propiciando doenças no gramado.

COMBATE A PRAGAS.

As pragas prejudicam o desenvolvimento dos gramados e jardins em geral. O controle é geralmente manual, com a extração das ervas daninhas. Herbicidas podem ser utilizados com eficiência, mas sempre com supervisão de um técnico. Atualmente existem herbicidas seletivos que fazem um controle muito eficiente contra a proliferação de plantas daninhas que costumam contaminar, gramas e jardins em geral. Mesmo nos casos de grandes infestações, ainda assim é possível fazer um controle bem eficaz e manter os jardins e os gramados sempre bonitos e saudáveis.